E

terça-feira, outubro 25, 2011

Imagens da Ria

Apesar de todas as crises, há cada vez mais pequenos barcos na frente da Ria em Santa Luzia.


Com a construção da marina para os barcos de pesca, podiam ter sido dispensados alguns dos barcos chamados de auxiliares que no passado levavam os pescadores desde terra até ao barco de pesca que fundeava onde o calado e a profundidade da Ria o permitia, mas não, os hábitos seculares não dispensam que muitos pescadores sintam essa nostalgia e mantenham esse hábito, embora alguns dessas pequenas embarcações até já sejam feitas de fibra de vidro. Nesta imagem, lá vai um pescador da ria com dois baldes de ameijoa no seu auxiliar até terra, depois de fundeado o pequeno barco com motor fora de borda, ali a meia dúzia de metros.


Para mim, é um prazer poder continuar a sentir a beleza dos reflexos e dos contrastes entre os barcos e as águas, que vão mudando de tonalidade há medida que a temperatura e o sentido do olhar do Sol vão variando ao longo dos dias e das estações do ano, e já começo a tratar por tu alguns daquelas chatinhas, sem quilha, pois esta só as tornariam mais pesadas e é desnecessária para vencer a oposição às remadas em trajectos tão curtos por águas tão serenas.


Há pois, auxiliares de todos os tamanhos e para todos os gostos, batizados ou numerados, que vão mudando de posição com as correntes e os ventos, que fazem e farão sempre as delícias das máquinas digitais, de turistas e não só!




Apesar das dificuldades gerais, e da progressiva escassez de polvo, a maioria destas pequenas embarcações estão sempre bem cuidadas, vindo a terra amíude para lhe retocarem a pintura.


A época turística está cada vez mais curta e a pesca é vital para a população de Santa Luzia, mas ainda no passado Sábado, o Rainha Santa voltou do mar com apenas quatro polvos que, claro, não podiam estar a ser pesados na escuridão do mar, e quando chegaram a terra, para desespero do pescador faltava-lhes cincoenta gramas para o peso mínimo de admissão na lota, retirando-lhe o provento justo de uma noite de trabalhos árduos, e de despesas com o combustível e os iscos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário