E

sábado, agosto 13, 2011

Portugal, como vai?


É dia de voltar a reflectir sobre os Órgãos de Intoxicação Social, a propósito dos recentes distúrbios em Inglaterra, para recordar por aqui a minha opinião sobre o papel que desempenham na deformação dos valores sociais.
Quando entre os vândalos, se encontravam afinal ladrões de todas as classes sociais, de várias profissões e com empregos estáveis, estes deliquuentes ou agitadores talvez nunca se venha a saber bem a diferença, que não terão saído das várias madrasah que existem em Inglaterra, foram “preparados” para agir assim, por quem? Terá sido pelo sistema Político, pelos “(ir)responsáveis” pela crise financeira Mundial, pelos exemplos dos Hooligans, ou pela degradação cultural que acabou por fazer implodir o News of the World?
A palavra “Tablóide”, que pretende dar seriedade a uma coisa sinistra, e a que Portugal não escapou, é um exemplo acabado dos meios que o Mundo Financeiro usa  para afinal formatar os comportamentos que mais tarde ou mais cedo desembocam na barbárie, mas que também se podem tornar num catalizador de vontades para lutar e denunciar as preverssões das “Liberdades”.
Uma Amiga minha, foi ontem de madrugada alvo de “arrombamento” da sua página do Facebook, que é uma coisa a que achei piada no início, mas a que atribuo hoje um valôr residual, condescendendo ainda em participar por forte Amizade com alguns participantes mais assíduos, embora reconheça que não conseguimos fazer transpirar as boas práticas para além do círculo fechado dos nossos Amigos, com A grande. Enquanto forum de discussão ilusóriamente aberto, as redes sociais poderiam ter um papel importante no aprofundamento das divergências de opinião, mas a vulgaridade a que chegou, embora utilizada em Portugal pelo PR e pelo PM para “difundirem” as suas pedradas, está a construir uma metodologia de terrorismo de vários matizes de que os vandalismos em Inglaterra são um dos produtos mais acabados.
A prática mediática de que o que está na “moda” é para consumir, enquanto não se criar um novo tipo de balão para medir o grau de intoxicação dos comportamentos sociais, é imperioso começá-la a combater com a maior firmeza, para que não alastre a perigosa fé numa nova Religião – O Lixo. Pela minha parte, aboli a compra de jornais, não vejo Telejornais, e integro-me na vida diária pela leitura na internet de um ou dois jornais Portugueses, um Espanhol, um Francês, e um Italiano!
Para aliviar, não posso deixar de achar irónico que nas duas últimas imagens que aqui publico sobre Londres, uma minha que repito, e a outra de uma Agência, no primeiro plano o protagonista é um peão vermelho, 

e confesso que a minha visão romântica sobre aquela bela Cidade continua, pois o que me importa é mesmo a vida que ela tem para oferecer, por muito difícil que vai ser para os seus habitantes reconstruirem o batimento cardíaco da sua velha Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário