E

domingo, agosto 14, 2011

O despertar da intimidade com as objectivas (II)

Na maioria das imagens fotográficas que o meu Avô AS registou, a emulsão está plasmada em suportes de vidro, e dizem respeito a retratos de grupos em ambiente rural.



Imagens ilustrativas de alguns dos costumes do Ribatejo no começo do Século XX, quando as grandes angulares abrangiam notáveis espaços, e em que as actuais "exigências" do recorte são trocadas pela abrangência do maior número possível de personagens.


Percebe-se a importância de um aprisionador de imagens para registar não só ambientes no campo, de trabalho ou de lazer, mas também grupos de campesinos e de Família, e de pessoas simples.






Quem tinha posses, tirava fotografias a preceito nas Cidades, que eram impressas em sumptuosos papeis cartonados, guardados em albuns com grossas encadernações forradas, com veludos avermelhados, ou em boa carneira com decorações incisas feitas a quente com matrizes de ferro fundido, e com acabamentos a folha de ouro; albuns com páginas de cartão muito grosso com ranhuras de ambas as faces para acolher as fotografias entre rectângulos de cercaduras douradas ou coloridas, e fechos metálicos em latão, sempre com o brilho que a Solarina (do francês solarine) da marca Coração lhes emprestava, e que são agora peças dignas de Museus, sem Ministério.






Num tempo em que a importância do futuro não era avaliada como hoje, fica-me o desgosto de não saber legendar estas imagens.  



Sem comentários:

Enviar um comentário