E

quinta-feira, novembro 24, 2011

Outras memórias

O meu primeiro emprego remunerado foi na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, como escrutinador das apostas mútuas- O Totobola - então com com prémios sobre os resultados de treze jogos e boletins até dez apostas simples, e esta minha ocupação, como as outras ao longo da vida, foi conseguida através de concurso.


O escrutínio, manual, decorria segunda feira a partir das 8 da manhã, e podia demorar até depois do almoço, sem qualquer intervalo para descanso, e a sua duração decorria naturalmente do número de boletins e de apostas, mas também da “dificuldade” da chave final dos resultados.


Esta imagem, respeita à plaqueta do último escrutínio em que participei, antes de assumir por inteiro a minha carreira profissional definitiva. Neste pedaço de plástico estão impressas chaves de pesquisa, de um lado para o escrutínio das apostas simples e do outro para as múltiplas. A chave deste concurso, foi pois 112XX2112212X. Cada escrutinador, ia recebendo maços de cada Agente, e o salário era função do número de apostas escrutinadas, e por isso, era a concorrência do factor maior número de apostas múltiplas por maço e da previsão dos resultados que orientavam a velocidade com que eu ia de cada maço retirando os boletins sem prémio com a mão direita para o lado de debaixo da plaqueta que segura com a mão esquerda pressionava sobre o conjunto dos boletins que tinha comigo. A rapidez da leitura, determinava o montante dos meus proveitos, aos quais podiam ser deduzidos eventuais erros que tivesse praticado em sessões anteriores só descobertos por via das reclamações dos apostadores, e que em caso de persistência levavam à cessação de uma relação laboral sem contrato, mas com descontos para a Caixa Nacional de Pensões. Esta operação, exigia um significativo esforço de concentração visual, em coordenação com o acondicionamento que as duas mãos faziam dos boletins e da plaqueta, mas a sua recompensa material foi a minha independência durante alguns anos.
Ali me mantive durante 3 anos, até fazer a recruta de ingresso no serviço militar obrigatório, e logo que a concluí e fui colocado em Lisboa, pedi a readmissão que me foi concedida primeiro como estagiário, passando depois de novo para o quadro como efectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário