E

domingo, fevereiro 19, 2012

O Jardim da minha faculdade (III)


Para além do texto constante da primeira entrada, não encontrei na Loja do Museu uma publicação generalista sobre o Jardim, mas sim dois livros temáticos, um deles sobre as Palmeiras, que são as árvores reinantes naquele espaço.


De facto, há palmeiras por todos os lados e provindas de todos os cantos do Mundo, mas regressei da minha visita ao Jardim com uma enorme preocupação pela sua sobrevivência e pelas consequências dramáticas que o seu desaparecimento pode vir a trazer para o equilíbrio daquela paisagem. Não muito longe dali, no Jardim do Príncipe Real, já esta morta uma centenária palmeira, atingida por um escaravelho proveniente do Norte de África e que invadiu a Península Ibérica a partir da importação maciça de palmeiras para decorar tudo o que são praças e largos “requalificados” e também casas e quintas particulares onde o dinheiro pode comprar o que “fica bem” e está na moda. No Algarve, as palmeiras centenárias estão a ser práticamente todas dizimadas, e não parece que até agora os nossos cientistas tenham descoberto um antídoto para travar o ataque dos escaravelhos que se multiplicam às centenas, e que além da destruição da árvore em si, acarretam uma enorme despeza com a necessidade do corte do tronco, que muitas vezes exige a utilização de maquinaria pesada.


O Jardim, lá está esperando por ser visitado, ou revisitado, bem assim como a estrutura Museológica no Edifício Central.


Sem comentários:

Enviar um comentário