E

quarta-feira, maio 08, 2013

8 de Maio, dia de muitas Festas



VENDO-A SORRIR

(A minha filha)
 
Filha, quando sorris, iluminas a casa
D'um celeste esplendor
A alegria é na infância o que na ave é asa
E perfume na flôr.
 
Ó doirada alegria, ó virgindade santa
Do sorriso infantil!
Quando o teu lábio ri, filha, a minha alma canta
Todo o poema de abril.
 
Ao ver esse sorriso, ó filha, se encontro
Em ti o meu olhar,
Engolia-se-me o céu azul pela alma dentro
Com pombas a voar.
 
Sou o sol que agoniza, e tu meu anjo loiro,
És o sol que se eleva.
Inunda-me de luz, sorri, polvilha de oiro
O meu manto de treva!
 
1884.
 
Guerra Junqueiro, Poesias Dispersas
 
 
 
 
 




"Na Cidade sem mar, qual é a coisa a que as pessoas recorrem para recuperarem o seu próprio equilíbrio?" (Banana Yoshimoto)

 
Na cidade com um rio, cheio de peixes que vivem ora na água do mar ora na água doce, o seu equilíbrio faz-se com apoios ora na luz natural (h)ora nas luzes ditas artificiais.
Neste pedaço de terra à beira mar plantado, o pôvo não teve a liberdade de outros Europeus para sentir em 8 de Maio a alegria do final da II Guerra Mundial, mas passou pelas emoções de muitas ocupações e de muitas outras transições semi-libertárias, e desses acontecimentos ficaram pelo menos algumas marcas traduzidas em “fortificações” religiosas e militares, que hoje acolhem quem procurar respostas para a intranquilidade planetária.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário