E

domingo, março 17, 2013

Imagens de rua




Mal chegado, com o dicionário ainda desajeitado, perante uma montra especialmente sugestiva, apontando para as três bocarras com ar feroz, interroguei o dono do restaurante que à porta procurava aliciar os passeantes da rua estreita
-  “como chiamare questo pesce?”, e a resposta veio rápida:
- “Como, prima e dopo Milano”!
- “como"?

Perante a minha cara de espanto, pois ainda não tinha tirado o como da ponta da língua e substituí-lo por comé, o sujeito lá me disse para não levar a mal pois era um dito muito utilizado para estimular alguns dos estrangeiros que confundem o como com comé, a não o repetirem.
Enfim, o nome do rascaço em Italiano é scorfano.


Para quem não sabe, o rascaço estava muito bem enquadrado naquela montra, pois é um "peixe da pedra" e portanto "de lasca", que se alimenta apenas de marisco. Numa olhadela passageira por uma banca perto do mercado de Rialto fiquei a saber que o preço do quilo estava por aquelas bandas a 26,80 €.
No "meu" mercado, apenas aparecem de vez em quando exemplares pequenos, e como acontece com o restante pescado, não há por cá cêntimos!..., basta a quantidade de euro, no caso entre 5 e 6€ o Kilo, e quando deixo o saco com dois ou três peixes já arranjados pelo ajudante da dona da banca em cima do lava louças até à hora do almoço, e se retiram para o tacho o cheiro libertado do saco não é a "peixe" mas a marisco. Os exemplares pequenos são apanhados pela pesca artesanal, e têm pouco "valor comercial", talvez porque como a cabeça representa quase um terço do animal, o que sobra para comer é relativamente pouco, mas, ainda bem que a procura continua assim!..., e a "lei" que regula o preço da oferta, também.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário