E

sexta-feira, setembro 05, 2014

IGREJAS DE TAVIRA 9 – Igreja de Santa Maria do Castelo



Situada no “Cêrro de Santa Maria”, dentro das muralhas da cidade depois da conquista aos Mouros, ocupou como “habitualmente” o território de implantação de uma antiga Mesquita, e foi pertença da Ordem de Santiago. O edifício que vemos hoje foi submetido a uma série de intervenções ao longo dos séculos (gótico, renascentista, barroco e neoclássico, e ganhou um perfil neoclássico depois de reconstruída após o terramoto de 1755 sob a supervisão do Bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar, seguindo um projeto do arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, perdendo todos os subestratos parietais e embora de porte grandioso o seu interior reflete as consequências do terramoto e também da ausência de conceitos patrimoniais que ignoram o significado de saque e de conservação; o altar-mor e algumas capelas laterais foram reutilizados, constituindo importantes testemunhos da antiga igreja. Além disso, o ex-pórtico gótico foi mantida, sendo integrado com o novo estilo neoclássico da fachada principal.
No “Cêrro de Santa Maria”, o ponto mais alto da Cidade actual, é muito provável ter-se situado a Acrópole da Cidade primitiva em meados do primeiro milénio antes de Cristo.
Nesta Igreja os filhos de D. João I foram nomeados cavaleiros em 1415, após a conquista de Ceuta. Na capela-mor há duas inscrições gravadas identificando os túmulos de D. Paio Peres Correia e dos "Sete Cavaleiros" da Ordem de Santiago, que de acordo com a lenda, morreram durante a conquista de Tavira aos mouros
A Igreja de Santa Maria do Catelo está classificada como MONUMENTO NACIONAL

No perímetro urbano da Cidade de Tavira existem 21 Igrejas. 











 


Sem comentários:

Enviar um comentário