Situada perto do Cêrro de Santa Maria, as suas dependências já não existem conservadas, e a sua estrutura faz parte da Pousada com o mesmo nome, e durante a recuperação do conjunto para fins turísticos as escavações arqueológicas realizadas no local demonstraram que foi implantada sobre partes da urbe àrabe e da antiga Sinagoga.
O convento, situado na Vila-a-Dentro, na parte superior de Santa Maria, foi fundada pelos frades agostinhos em 1542 no local do antigo “gueto” da cidade, e a sua construção começou em 1569. A fachada da igreja, que é um retrocesso em relação ao resto do edifício, foi construído no estilo "simples".
Em 1749 foi efectuada uma grande campanha edifício, liderada por Diogo Tavares de Ataíde, o mais famoso arquiteto do Algarve do século XVIII. Na sequência destes trabalhos, o antigo claustro do convento foi restaurado e seu design quadrado foi combinado com a fachada sul da igreja. O primeiro andar manteve o seu aspecto do século XVI, formada por arcos clássicos apoiados por colunas e capitéis. Passados 10 anos, os frades lançaram uma nova campanha de obras no edifício, desta vez para a construção de um novo dormitório, ao qual corresponde a grande fachada barroca do edifício.
Na sequência da extinção das Ordens religiosas em 1834, o edifício passou para a custódia do Ministério da Guerra e passou a ser usado como quartel.
No perímetro urbano da Cidade de Tavira existem 21 Igrejas.
Sem comentários:
Enviar um comentário