E

quarta-feira, junho 17, 2015

Os Montes da Serra de Tavira, Passeio de interpretação do Território e dos saberes



À entrada do Monte de Corte de Besteiros, o grupo do passeio foi recebido por um homem de avançada idade e saúde débil, o Senhor Viegas, que amparado no seu fino cajado de cerejeira, e mau grado a vista muito cansada nos guiou na perfeição por entre o casario, descrevendo a função de cada casa, até cabermos todos num larguinho com horizonte e com os visitantes à sua roda deu início a uma curta aula “dos saberes”, de que recordo algumas passagens.
- E a casa queimada é logo mais abaixo, aqui mais perto é o Cotovio- Além é a Fuzeta?
-
Sim!- A escola que o senhor estava falando é na Fuzeta?
- Além (muito ao longe no horizonte) é a escola da Fuzeta, então o Sr. Andou lá?
-
Não não a escola eu não andei na escola- Mas a Fuzeta tem uma escola?
-
Tem, tem!- Os estorrninhos é aquela parte além do outro lado
-
Mas é que eu vou dizer uma coisa ao Senhor. Eu tinha oito anos ia fazer nove, e aquela escola começou em janeiro, eramos obrigados a ir, …mas é que a gente quando fomos para a escola fomos para uma casa quando fui, fui ainda para uma casa, para a menina Irene, a menina Rola, - …
-
É isso mesmo, ainda lidei com o Pai dela, o Capitão era surdo, surdo que nem uma porta, faziam-lhe assim (saudação com o braço de cima para baixo), bom dia senhor Capitão, a senhora e a menina, tinha uma bengala delgadinha assim, e houve uma vez que deu um bicho na maçaroca e o milho despareceu todo, ficou tudo furado, e eu na me queria rir mas fui obrigado a rir, porque os outros também riram-se- A filha do Capitão deixou tudo à Fundação Irene Rolo
-
Sim isso, ainda o conheci de janeiro a outubro, foi o tempo que lá trabalhei com ele, tinha sete anos. Da segunda vez num dia dezanove de maio fui daqui pra Tavira à pata, descalço- Quanto tempo é que é daqui a Tavira ?
- Sáo duas horas e meia.
-
Duas horas e mêa?? Pra mim!, com sete anos?? Ah aha ah, o que vale é ca minha Mãe ainda me levou uns pedacinhos às costas, ia daqui o burrico carregado com uma carga de lenha, ora, levavam aí eram, pronto, encomendas que tinham, era o gáz, as peixinhas de lenha eram a dez onze tostões cada peixinha, era as que havia era estevas coisas assim, - Estevas?
- Sim, arrancavam uma esteva, mas numa esteva prendiam até duas ou três pernadinhas de lado, mas não apertavam muito, agora é que eles adoram, começaram a vir a ir buscar estevas, sim. 


A recente actualização dos cadastros prediais, deixou marcas intrusivas ao longo das paredes de xisto das construções mais antigas da serra, que se parecem com as pichagens citadinas, e não cremos que venham a ser apagadas pelo tempo aquelas pretas, letras, números e setas orientadoras sobre uma cartela branca.
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário