E

sábado, junho 15, 2019

A intimidade com as objectivas, Festival Islâmico de Mértola, 2019

Mértola, é uma das Cidades mais carismáticas do Sudoeste a partir das consequências que lhe advieram pela sua situção geográfica, e se o seu rico passado multisecular se vai descobrindo e divulgando a pouco e pouco, a sua vida própria na actualidade assenta no seu rico e diverso património e também na herança islâmica que a valorisa com destaque para os festivais bianuais.
Este ano, o mural que decorou o torreão na antiga Porta de Beja correspondeu à transposição figurativa de uma talha estampilhada com suporte, datada da segunda metade do século XVII – primeiras décadas do século XIII, que está patente ao público no Museu de Mértola.
Com mais de 70 cm de altura e meio metro de largura esta impressionante talha e o seu suporte foram encontrados na Alcáçova do Castelo de Mértola. Tinha uma dupla função de armazenamento de água para o consumo diário de uma das casas do Bairro Almóada e, simultaneamente, de filtro de impurezas, já que não estando “impermeabilizada” na parte inferior, deixava passar a água, que, escorrendo pelas suas paredes era vertida, já “depurada” através do bico do suporte, para outra vasilha.
 

 
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário