E

segunda-feira, novembro 30, 2015

Tavira, Núcleo Islâmico




Para atrair visitantes, muitos Museus criaram a iniciativa “peça do mês”, com um espaço próprio, normalmente no hall de entrada, para a mostrar. No Núcleo Islâmico do Museu de Tavira, a peça deste mês é um do jogo do Moinho, constituído por um tabuleiro em xisto proveniente de Mértola e peças de jogo encontradas em escavações realizadas em Tavira.





REGRAS DO JOGO DO MOINHO/ALQUERQUE DE 9
O TABULEIRO E AS FICHAS.


O tabuleiro consiste em três quadrados concêntricos, ligados por três linhas rectas. Existem 24 pontos e as nove fichas podem mover-se entre eles, mas somente ao longo das linhas marcadas. Apenas uma ficha pode estar em cada ponto. 


OBJECTIVO.
O objetivo do jogo é reduzir a menos de três o número de fichas do adversário ou impedi-lo de mover as suas fichas.

INÍCIO DO JOGO.

O jogo inicia-se com o tabuleiro vazio e os jogadores vão colocando à vez as suas fichas (de coloração distinta). Uma vez colocadas todas as fichas no tabuleiro, estas movem-se para os pontos adjacentes ao longo das linhas marcadas, tentando fazer moinhos, ou seja, linhas verticais ou horizontais de três fichas. Cada vez que um jogador faz um moinho, pode capturar (ou "moer") uma ficha do oponente, menos as que estejam dentro de um moinho (a menos que não haja outras fichas disponíveis).
Em cada jogada deve mover-se sempre uma peça, já que um jogador que não pode mover as suas fichas perde o jogo. Uma ficha pode sair de um moinho e regressar ao mesmo na jogada seguinte.


FINAL DO JOGO.
Uma vez reduzido a duas fichas, o jogador não consegue fazer moinho nem "moer" peças do adversário: o jogo está perdido!

Sem comentários:

Enviar um comentário