Um espaço de transpiração, comunicação e partilha de sensações na apropriação de planos do Planeta que nos acolhe. Como objectivo principal, o perfeccionismo, para deixar àqueles de quem gosto uma ideia prática da responsabilidade em olharmos à nossa volta e não deixarmos passar despercebidas a luz e as sombras de cada instante. Mas também, dar conta de fragrâncias e sabores que me toquem, dar nota de outros estímulos aos meus sentidos e, dar eco dos criadores do Belo.
E
segunda-feira, abril 30, 2012
domingo, abril 29, 2012
A intimidade com as objectivas
Quando a natureza se liberta das tempestades e do stress, desponta o período romântico do ano, a Primavera, e ela, fica imersa num silêncio de satisfação.
sábado, abril 28, 2012
sexta-feira, abril 27, 2012
quinta-feira, abril 26, 2012
Esta é uma peça de Museu, que faz parte do grande Museu, por vezes incompreendido, que é a cidade de Lisboa, inserido num quarteirão da Rua que muito lamento entender eleger como a sede cimeira da especulação imobiliária da Capital. É também um exemplo oposto à “política” cultural oficial no País, bem demonstrado na sua fachada através de uma inscrição Respublicana que o actual Poder ainda não descobriu que precisa da mandar retirar, que mais não seja pela sua proximidade com a MAC, edifício que se descortina entre uma fresta das ruínas de um outro edifício centenário, também ele aguardando pela intervenção de mercadores.
Em miúdo, conheci bem o Dr. Anastácio, e por várias razões. A leitura que acabo de fazer da sua bibliografia deixou-me impedido de precisar uma das razões desse conhecimento, ocorrido pela primeira vez na ocasião de uma intervenção cirurgica a uma vista do meu Avô AS, de quem era Amigo; na minha memória há um registo de ter ouvido dizer que tinham sido companheiros de carteira na escola, mas analisando a bibliografia fico com dúvidas em poder garantir se terá sido na Escola Politécnica. O outro conhecimento, derivou de um dos dois companheiros com quem o Dr Anastácio partilhou o Consultório na Avenida da Liberdade 202, que não são referidos no site da Casa Museu embora se tratassem de duas figuras cimeiras da Medicina do seu tempo, o Prof. Dr. Fernando da Fonseca Ilustre Especialista de Clínica Médica, e o Dr. Barata Salgueiro decano dos Otorrinolaringologistas, este nosso Familiar por afinidade. Da colecção de Pintura Portuguesa exposta na Casa Museu, constam obras do Pintor António Saúde, um dos “criadores do belo” de quem tenho vinda a dar por aqui eco.
Aqui, fica o link para acesso à Bibliografia do Dr.Anastácio Gonçalves, que ainda nunca havia encontrado tão detalhada.
quarta-feira, abril 25, 2012
25 de Abril
A associação entre a Sede de um Parlamento e uma Democracia pode constituir um engano lógico. Os Parlamentos entraram no hábito da maioria dos Povos como Assembleias de Poder, mas muitos desses poderes estão investidos sem legitimidade democrática.
Este Arco, que originalmente foi montado na Rua de S. Bento em frente à Sede do Parlamento, foi desmontado pela chegada do “progresso”, para permitir a passagem das carreiras de eléctricos, guardado religiosamente pedra a pedra, e muitos anos mais tarde remontado na Praça de uma ditadura derrubada, a de Espanha, tornando-se num ecran da Revolução de 25 de Abril onde se projectam alguns versos alusivos a este Golpe Militar.
As associações espúrias, também servem para reforçar os simbolismos, e estes podem transformar tempestades em jornadas de caminhos gloriosos.
terça-feira, abril 24, 2012
A Primaveira de 2012 à beira dos caminhos
Percorrer as margens dos caminhos da Primavera, chamar pelas papoilas, fechar todos os ouvidos, cheirar as perspectivas das semelhanças entre a luz e o vento, morder cada pedaço de algodão doce como se provam as maçãs.
segunda-feira, abril 23, 2012
A intimidade com as objectivas
A racionalidade, permite afirmar que este é um dos caminhos mais antigos e atractivos que já pisei; se é indiscutível a recomposição da sua infraestrutura por mando da ocupação Romana da Bética, porque conduzia ao mais amigável ponto de atravessamento do Guadiana com caudais reduzidos, o reconhecimento de presenças paleolíticas pelo menos a cincoenta metros da sua vertente sul, constitui uma das atmosferas mais marcadas por ocupações ambientais preenchidas com um magnetismo incomparável.
domingo, abril 22, 2012
sábado, abril 21, 2012
Imagens de praia
The Blue Ocean – Hello Old Man
The Old Man – Hello my friend
The Blue Ocean – This large shell is my offer to you today
The Old Man – I promise to use it in my best table
A intimidade com as objectivas
H2O, em pura atmosfera primAbril.
O estado de pureza do H2O, é claro que depende da direcção do vento.
sexta-feira, abril 20, 2012
quinta-feira, abril 19, 2012
quarta-feira, abril 18, 2012
terça-feira, abril 17, 2012
A intimidade com as objectivas
No “meu tempo”…, não tinha uma máquina que me permitisse experimentar um disparo a 1600/s…, “esconder” com isso as impurezas do ar, ver logo o resultado, e partir para outros desafios.
segunda-feira, abril 16, 2012
domingo, abril 15, 2012
sábado, abril 14, 2012
A Intimidade com objectivas descoloridas
O sépia, e o discurso do método afrontam o conceito, ordenado ou desordenado, que temos do mundo verde e azulado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)